quinta-feira, 8 de março de 2012

02:12

Hambúrguer caseiro - Tentativa #1


Outra comida que adoro e só descobri recentemente é hambúrguer. Adoooro ir em restaurantes e comer hambúrguer artesanal. Pelo menos comigo, quando gosto muito de alguma comida fico querendo entender como é feita para fazer em casa também. E aqui vai minha primeira tentativa de hambúrguer!

Ingredientes:
- Pão de hambúrguer
- Carne moída (escolha a carne de sua preferência e peça para o açougueiro moer, ou então compre daquelas que já vem moídas mesmo)
- Cebola
- Salsa
- Alho
- Sal

- Queijo mussarela
- Queijo gorgonzola
- Maionese
(Esses três você pode usar, substituir, acrescentar outros ingredientes... Pode colocar tudo que gostar para acompanhar o hambúrguer! Aqui em casa estava sem verduras, mas você pode colocar alface e tomate que fica ótimo também!)


Aí está a carne que comprei.


Tempere com sal, cebola, salsa e alho em cima da carne e comecei a misturar com as mãos até que o tempero se espalhasse por ela por inteiro e ela ficasse com a aparência da foto acima.


Pegue um pouco de carne com as mãos e forme uma bolinha...


E amasse, também com as mãos. Isso é para dar o formato do hambúrguer, como deve dar para perceber.


Fritei com azeite, você pode usar óleo, se preferir... Aqueça o azeite e depois coloque o hambúrguer para fritar.


Depois de algum tempo vire e espere mais. Não gosto de hambúrguer mal passado, por isso deixo ele fritar por muuito tempo em cada lado.


Para acompanhar derreti rapidamente um pouco do queijo mussarela numa frigideira, para em seguida colocá-lo em cima do hambúrguer.


Hora de montar!


Com o pão partido no meio, coloque o hambúrguer e o queijo derretido em cima. Em outro sanduíche eu derreti gorgonzola e coloquei tanto queijo mussarela quanto queijo gorgonzola. Ficou uma delícia!


E aí está! Gente, é sério, fica uma delícia!!


Nesse acima dá pra ver a maionese também. Eu adoro!! Ficou faltando catchup e mostarda!


Se não for fritar todos os hamburgueres na hora, você pode guardar todos eles no freezer (como aqueles que se compram em supermercado ;))


E é isso!! Coloquei "Tentativa #1" no título do post porque existem das mais variadas receitas de hambúrguer e eu resolvi começar com a mais simples. Ela já foi um sucesso aqui em casa, mas existem várias outras receitas, algumas levam ovo, outras mostarda... Quando testar mais alguma delas divido aqui com vocês!


terça-feira, 6 de março de 2012

20:36

Crepe aos três queijos


Sou simplesmente apaixonada por crepe! Pode ser salgado ou doce, adoro esse prato francês que apesar de ser super caro nos restaurantes, é muito simples de ser feito em casa!

Ingredientes para a massa:
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 1/2 
- 1 ovo
- 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
- 1 pitada de sal


Vá colocando os ingredientes da massa no liquidificador... Na foto acima está a xícara de farinha de trigo.



Todos os ingredientes no liquidificador... Misture por cerca de 15 segundos!


E assim a massa é preparada!! Vamos ao recheio...

Ingredientes para o recheio:
- Queijo mussarela
- Queijo parmesão
- Queijo gorgonzola


Num prato separado vá cortando fatias de cada queijo. Acima está o parmesão!


Aí está o gorgonzola (meu queijo preferido!)


E mussarela...


Corte grosseiramente todos os queijos e os misture.

Agora vamos à montagem!!


Numa frigideira específica pra crepe/tapioca, derreta a manteiga. Após ela estar derretida, tire o excesso com papel toalha e espalhe uniformemente por ela inteira. (A necessidade de ser a frigideira para crepe é porque ela é rasa e larga, se for uma normal provavelmente seu crepe vai ficar pequenininho!)


Com uma concha, coloque um pouco da massa no meio da frigideira. Vá mexendo a frigideira até que a massa se espalhe por todo o espaço. Atenção!! Não coloque muita massa, deve ser colocado pouca massa no meio e espalhar para os lados porque a massa de crepe é fina. Se colocar muito e ela ficar grossa vai acabar virando uma panqueca!!


Ela vai começar a desgrudar nas pontas (e você pode ajudar a desgrudar também). Depois de desgrudar completamente, vire o lado.


Após virar o lado, coloque o recheio em metade da massa.


 Feche e deixe esquentar mais um pouco para o queijo derreter.


E pronto!!! É só se deliciar! Fiquei devendo fotos do recheio do crepe, mas esses crepes voaram, quando vi já tinham terminado e não tirei nenhuma foto de dentro dele!

Aqui fiz crepe aos três queijos, mas as possibilidades de recheio são infinitas! Basta usar a criatividade!

Rendimento: 6 porções

segunda-feira, 5 de março de 2012

20:11

Cartola


Aí está uma sobremesa super simples que eu adooooro! Para fazer cartola você não vai precisar de muito tempo livre e nem de ingredientes caros. E fica uma delícia!


Você vai precisar de:
- Banana
- Queijo (pode ser o de sua preferência. Minas, mussarela, prato, manteiga... Aqui usei mussarela)
- Manteiga (o suficiente para fritar as bananas)
- Canela
(Aqui não usei açúcar, mas na receita tradicional é usado. Ao longo da receita explico como)


Para começar, divida todas as bananas como na foto acima.


Derreta a manteiga numa frigideira e vá fritando os pedaços de banana até que elas fiquem douradas.


É para ficar como a foto acima!


Após fritar todas as bananas, monte-as num prato e reserve.
 

Agora a parte da "cobertura". O queijo mussarela que usei é daqueles que já vem todo fatiado, por isso uma fatia é fininha e essa parte fica pronta em questão de segundos! Leve uma fatia de queijo ao fogo e espere derreter um pouco. Se o seu queijo estiver no estilo do meu, isso acontecerá em segundos! Ah, usei três fatias para as duas bananas (ou quatro partes)


Depois de derreter a quantidade de queijo que deseja é só despejar em cima das bananas previamente fritadas.


E aqui entraria o açúcar. Caso você queira usar, pegue a quantidade de canela e açúcar que deseja e misture. Depois é só polvilhar a mistura por cima. Caso não use, é só polvilhar a canela por cima.

Fácil, né? Bon appetit!

quinta-feira, 1 de março de 2012

00:30

Macarrão parafuso com sardinha


Estava em casa querendo almoçar e aparentemente não tinha nada pra comer. Tinha um pouco de macarrão, mas não tinha nenhum molho. O que fazer, então? Resolvi usar o pouquinho de casa coisa que ainda tinha por aqui para comer e ficou delicioso! Segue a receita:

Eu usei: 
- Macarrão parafuso
- Sardinha com molho de tomate
- Azeite
- Tempero de cebola, alho e salsa
- Molho branco
- Queijo ralado

Um pouquinho de cada coisa, tudo estava no final... =P


A parte de como fazer o macarrão parafuso dispensa comentários, né? Em uma frase: Ferva a água, coloque sal a gosto, acrescente o macarrão e aguarde ele ficar na consistência que prefere.


Coloquei o azeite com o tempero de cebolha, algo e salsa para na panela e deixei ferver um pouco.


Acrescentei a sardinha que já vem com o molho. (Tinha pouquinho mesmo, menos da metade de uma latinha) Como podem ver, amassei toda a sardinha antes de colocar junto do tempero!


E acrescentei o molho branco. Mas tinha muuuito pouco molho branco sobrando aqui, foi só um toque. Deu um toque a mais bem delicado, quase nada.


O parafuso depois de pronto!


Virei a panela no prato para toda a mistura cair em cima de uma vez...


E pronto!! 


E o queijo ralado, indispensável para acompanhar qualquer massa!!

Também já fiz essa receita com penne e ficou igualmente bom. Podem usar o tipo de massa que preferirem!


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

01:31

Visita ao Well's


Já fui ao Well's outras vezes. Gosto bastante de lá. Já até provei um prato de strogonoff de frango de almoço lá. Mas o assunto dessa vez é o hamburguer!

O Well's não tem bem uma especialidade. Lá eles vendem literalmente de tudo! Todos os tipos de culinárias dos mais variados lugares do mundo!


Como vocês podem ver, o hamburguer é gigante! São 320g de carne!! Em comparação aos preços de hamburguer encontrados em São Paulo, ele sai muito em conta. Ainda por cima já vem acompanhado de fritas!


Quando fui lá pela primeira vez tive problema com o ponto do hamburguer. Ele veio muito bem passado, tão bem passado que a carne estava seca. Mas sempre que provava o sanduíche do meu namorado achava uma delícia e por isso sempre aceitei voltar lá até conseguir o meu hamburguer perfeito.


O problema era que ninguém perguntava o ponto que eu queria o hamburguer, e nem eu dizia. A partir de um dia comecei a pedir no ponto e desde aí amo o hamburguer de lá!! Não é o meu preferido da cidade, mas acho um dos melhores. Sobre o que eu considero o melhor fica para um outro post!

Dupla indispensável para comer hamburguer! E tem que ser da Heinz, viu!

Sobre

authorSempre curiosa por novos sabores. Em busca dos temperos e texturas perfeitas.